Linha do Tempo - Guerras Napoleônicas

domingo, 20 de maio de 2012

Era napoleônica - Ascensão de Napoleão



Napoleão Tornou-se o primeiro cônsul e o chefe da república francesa. Mas para se tornar este “símbolo que representa poder e coragem”, houve vários fatores que contribuíram para sua subida ao poder. Suas campanhas contra os austríacos na Itália. A França e seu novo regime eram vistos com reprovação pelo resto da Europa.
            O continente, por completo, era formado por monarquias e pequenos estados, que mantinham um jogo de alianças baseados em compromissos entre famílias reais.
            Napoleão “varreria” a nobreza desses territórios, favorecendo o crescimento burguês europeu, fazendo com que o antigo regime fosse extinto, tornando-se o senhor de boa parte da Europa.
            Bonaparte tinha um incontestável gênio militar, dois grandes fatores contribuíram para a expansão: restauração da lei e da ordem no país, graças ao código napoleônico, e a formação de uma enorme classe militar.
            Napoleão ao longo dos tempos foi ganhando cada vez mais poder graças a suas batalhas e conflitos dentro e fora da França, e a sua forma de organizar o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário