Linha do Tempo - Guerras Napoleônicas

domingo, 20 de maio de 2012

Era napoleônica - Congresso de Viena



Após a derrota das tropas francesas, as grandes potências europeias: Império Austríaco, Inglaterra, Rússia, Prússia e a França restaurada, reuniram-se em Viena para restabelecer a situação política europeia anterior à Revolução Francesa.
            Os dois princípios básicos do Congresso de Viena eram o princípio de legitimidade, visando restaurar nos Estados europeus as dinastias e as fronteiras nacionais que vigoravam no período pré-revolucionário e o princípio do equilíbrio europeu, que dividiria entre as potências o continente europeu e as possessões coloniais.
            Quanto à partilha colonial, a Inglaterra foi a grande beneficiada, pois obteve a ilha de Malta, ponto estratégico no Mediterrâneo, a região do Cabo, o Ceilão, a Guiana.
            Do Congresso de Viena surgiu a Santa Aliança, porém vários fatores desagregaram os planos estabelecidos no Congresso de Viena. A Revolução Industrial espalhou-se por vários países, fortalecendo cada vez mais os burgueses, liberais e nacionalistas e amadurecendo o capitalismo.
            Mostrando que os tempos haviam mudado e deixando patente sua oposição a qualquer tentativa recolonizadora , os Estados Unidos lançaram a Doutrina Monroe em 1823, cujo lema era “ América para os americanos”.
            Com a consolidação do liberalismo, a efervescência revolucionária irradiou-se por todo o continente, favorecendo expectativas de que se daria a plena libertação dos povos e solução dos seus graves problemas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário