Linha do Tempo - Guerras Napoleônicas

domingo, 20 de maio de 2012

Era napoleônica - Os cem dias



Em 4 de maio, o Imperador desembarca em Elba e é recebido com entusiasmo pelos habitantes. Porém, a pensão não é paga e ele experimenta dificuldades em se manter e a sua pequena corte. A ilha tem reservas de minério de ferro, que geram resultados muito modestos, obrigando o Imperador a se apropriar da renda das minas, pertencente à Legião de Honra. Sua saúde não é boa; ele sofre de frequentes acessos de vômito. 
            Com Luís XVIII, a dinastia dos Bourbon é restabelecida em França, mas torna-se imediatamente impopular. O Imperador é informado disso e de que o exército é-lhe majoritariamente favorável. Tem notícia de complôs para raptá-lo ou assassiná-lo e, temendo esta situação, aumenta a quantidade de seus soldados, aos quais não pode pagar. Chegam rumores de que será transferido a uma ilha muito mais distante que a de Elba; diante disto, ninguém pode desembarcar sem ser interrogado e sem permissão escrita de Cambronne, comandante da Guarda.
O Imperador desembarca em Golfe-Juan em 1° de março de 1815, dando início ao fugaz restabelecimento do Primeiro Império, conhecido como os Cem Dias – um período unanimente reconhecido como um dos mais fascinantes da lenda napoleônica.
Ao regressar, Napoleão tentou uma rápida ofensiva contra a Sétima Coligação, mas foi derrotado na batalha de Waterloo pelo duque de Wellington, da Inglaterra. Exilado na longínqua e isolada ilha de Santa Helena,, colônia da Inglaterra no Atlântico Sul, Napoleão morreu em 5 de maio de 1821.
O período que liderou na França e comandou seus exércitos permitiu que grande parte das conquistas sociais e políticas da Revolução fossem disseminadas por outros países europeus. Assim apesar  de tentativas de restauração do Antigo Regime, as monarquias não seriam mais definitivamente absolutas, pois a Europa apresentava um outro perfil histórico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário